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Histórico

HISTÓRICO Em 26 de agosto de 1964, tendo como local as dependências do SESC/SENAC, localizado à Rua Silva Jardim - Bairro Prainha, 41 pessoas, ligadas direta ou indiretamente ao problema da pessoa portadora de deficiência mental, constituíram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Florianópolis. Em 12 de setembro do mesmo ano foi constituída a primeira Diretoria, sendo eleito presidente o seu fundador, Professor Manoel Boaventura Feijó. Estava iniciada a história da APAE de Florianópolis. A Diretoria Executiva foi formada por pais de deficientes mentais, com exceção do Professor César Luiz Pasold e do Sr. Dante Braz Limangi. Em abril de 1968 foi instalada a primeira escola da APAE, situada à Rua Júlia Franco - Bairro José Mendes, atendendo 14 excepcionais. Esta escola recebeu o nome de Centro de Aprendizagem Rosana Luz, em homenagem à filha do Vice Presidente, Dr. Carlos Loureiro da Luz. No mesmo ano foi esboçado o movimento de maior amplitude em favor da deficiência mental em nossa capital. Dele participaram professores, médicos, psicólogos, pais e amigos dos excepcionais, que resolveram enviar à Primeira Dama do Estado, Sra. Zilda Silveira, a quem competia enviar à Assembléia, a lei que aprovaria a criação da Fundação Catarinense de Educação Especial. Para seu primeiro Presidente foi convidado o Professor Manoel Boaventura Feijó, o qual ficou respondendo pela presidência da APAE e da Fundação simultaneamente, sendo o objetivo de ambas a reabilitação da pessoa com deficiência mental. A APAE encerrou suas atividades e transferiu todos os seus alunos e pertences à Fundação. Em 1973, por problemas de espaço físico para os deficientes adolescentes apresentados pela Fundação e visando um atendimento hortigranjeiro, a APAE criou o Centro Ocupacional localizado na Rua Geral do Itacorubi - s/n, com 17 alunos. Após 16 anos de presidência do Professor Manoel Boaventura Feijó, foi eleito e empossado para o biênio 1980/1982 o segundo Presidente, Senhor Aldo Brito, que teve como objetivo reconstruir a APAE. Para consecução dos fins a que se propôs, o Presidente pôde contar com a participação do Governo do Estado, da comunidade e da Diretoria, que uniram forças na reformulação de toda estrutura (técnica, administrativa e financeira) da Instituição. Inicialmente, realizaram um plano de construção física, reformularam o Estatuto e realizaram várias campanhas que elevaram consideravelmente o número de sócios. Após um ano (em 26 de agosto de 1981) foi inaugurada a primeira etapa de construção, com 319 m2. Em homenagem ao fundador e primeiro presidente, o centro ocupacional da APAE recebeu o seu nome: Centro Ocupacional 'Professor Manoel Boaventura Feijó'. Ao término do referido biênio, o Presidente Sr. Aldo Brito e a Diretoria são reeleitos e empossados para o biênio 1982/1984. Neste período foram construídos mais 384 m2.No início de 1984 aconteceu a organização e lançamento da Feira da Esperança Ano I, evento filantrópico anual para arrecadar fundos para a Instituição, tendo à frente a Sra. Lyarita Moritz Fullgraff. Constituiu-se uma coordenação para a Feira, funcionando independente da Diretoria da APAE. Em 3 de agosto de 1984 foi eleita uma nova Diretoria para o biênio 1984/1986, tendo como Presidente o Sr. Luiz Alberto Silva, que foi reeleito por mais dois mandatos, ficando à frente da Instituição até abril de 1990. Durante este período a escola foi ampliada, ganhando mais um bloco de salas de aula e uma quadra de esportes. No dia 14 de janeiro de 1985, o Centro Ocupacional passou a ser denominado Instituto de Educação Especial 'Professor Manoel Boaventura Feijó'. Em 1984 a escola já possuía 80 educandos, seu corpo técnico era composto por 01 médico, 01 assistente social, 01 pedagoga, 01 psicóloga e 01 dentista. A Diretoria empossada em agosto de 1984 priorizou a contratação de novos técnicos, como fonoaudiólogo e fisioterapeuta; recebeu também, através de convênio com a Fundação Catarinense de Educação Especial, mais 01 pedagoga e 01 professor de Educação Física.Em 1990 assumiu nova Diretoria, tendo como Presidente a Sra. Elizênia Prado Becker, que ficou à frente do movimento apaeano de Florianópolis até 1994. Durante sua gestão foi construída 01 piscina terapêutica e 01 apartamento (que serve como moradia ao caseiro da escola). Nas gestões da Sra. Elizênia foi obtida, do Governo do Estado, posse de um terreno anexo à escola (com área de 8.000 m2) para ampliação da Instituição e construção de 01 pavilhão com 2.190 m2 para realização da Feira da Esperança. Em abril de 1994 ocorreu eleição para nova Diretoria, voltando assim o Sr. Aldo Brito, que ficou à frente do movimento até abril de 1998. Neste período foi criado o Telemarketing (serviço este que veio trazer outra fonte de recursos para manutenção da escola) e construída uma área de 300 m2 (01 auditório, 01 oficina de marcenaria e salas de aula). Em abril de 1998 voltou à Presidência a Sra. Elizênia Prado Becker, que exerceu suas funções até abril de 2002. No ano de 2001 a área construída foi de 410 m2, o que acarretou na melhora das instalações do Telemarketing, salas para os técnicos, 01 brinquedoteca, 01 sala de informatização, 01 sala de artes, 01 sala de pintura para marcenaria e mais 04 salas de aula. Em 1998 foi elaborado o projeto para construção das Casas Lares; em 2000 foi inaugurada a primeira Casa Lar, de um projeto de 06 unidades, devendo neste ano iniciar-se com atendimento de internato. Em 2000 foi instalado o Serviço de Equoterapia em parceria com o Centro de Equoterapia de Florianópolis. Em 2001, a frota de veículos da escola foi ampliada e reformulada com a compra de 02 (dois) ônibus e 01 (um) mini-ônibus. Em maio de 2002 foi criado o Centro de Reabilitação. No dia 10 de junho de 2002, nova Diretoria assumiu a instituição, tendo como Presidente a Sra. Ana Lúcia de Andrade. Esta Diretoria, nos seus 02 (dois) anos de mandato, priorizou a reformulação dos trabalhos desenvolvidos na área técnica, aumentando a carga horária dos técnicos, dando assim atendimentos mais específicos aos educandos. Na área administrativa, foram reestruturadas as funções dos funcionários. Em 4 de novembro de 2004 a Diretoria foi reeleita para mais 01 (um) mandato, sendo que será reempossada em janeiro de 2005.

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